quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Planeta Terra

O PLANETA TERRA – GEOCIÊNCIAS NA ESCOLA
Ildeu de Castro Moreira1

Os seres humanos e a vida, tal como nós a conhecemos, existem no planeta Terra. Nós dependemos dele completamente, porque evoluímos a partir dele, somos parte dele e podemos existir somente em função de sua capacidade de auto-sustentabilidade. A Terra provê riquezas sobre as quais temos muito a aprender, por meio das pesquisas científicas e do desenvolvimento de novas técnicas. E, quanto mais aprendemos, mais compreendemos nosso dever de cuidar de Terra.

Tradicionalmente, os cientistas estudam as rochas do planeta e tentam entender a história e a estrutura do globo. Tenta-se decifrar tudo o que aconteceu desde a sua origem, com o Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos, e entender os processos que criaram os minerais, os hidrocarbonetos, os metais, agregados (areia, barro e pedregulho) e até a própria vida. Com esses estudos, foi possível entender a idade do mundo e da vida, e o tempo relativamente curto em que os seres humanos existem na Terra.

Em função da importância das questões globais do nosso planeta (vida no planeta, sobrevivência da espécie humana, estrutura e riquezas da Terra, mudanças climáticas, poluição atmosférica, etc.) a Organização das Nações Unidas – ONU fez uma convocação internacional para que a questão global da Terra seja considerada como tema prioritário para os próximos anos. O Ano Internacional do Planeta Terra teve sua proclamação declarada pela Assembléia Geral da ONU em dezembro de 2005, com o apoio de 191 países, e é comemorado desde janeiro de 2007, com ênfase no ano de 2008. Em função disto, no Brasil, foi escolhido Terra como lema para a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, que acontece de 1 a 7 de outubro de 2007.

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